Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, em São Benedito CE abre com Solene Liturgia a Trezena em honra a Nossa Senhora de Fátima

Em um momento de fé e devoção, a comunidade católica de São Benedito iniciou hoje as celebrações da Trezena em honra a Nossa Senhora de Fátima, conhecida carinhosamente como a “santa dos segredos”. Este ano, o evento marca o 107º aniversário das aparições da Virgem Maria aos três jovens pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta - na cidade de Fátima, Portugal, em 13 de maio de 1917.
O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima em São Benedito é o coração das celebrações, onde fiéis se reúnem para 13 dias de orações e homenagens à mãe de Jesus. O tema da Trezena de 2024, “Maria, modelo de misericórdia”, reflete o espírito de compaixão e bondade que Maria representa para os católicos ao redor do mundo.
As orações e celebrações deste ano têm um significado especial, pois servem como preparação espiritual para o Jubileu do Ano Santo de 2025, um evento sagrado que ocorre a cada 25 anos e é dedicado à reconciliação, ao perdão e à promoção de ações de caridade, justiça e paz.
A Caminhada de Luz, que começou na Igreja de São Francisco e culminou no Santuário de Fátima, foi um dos pontos altos do primeiro dia. Presidida por Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, bispo diocesano de Tianguá, a missa de abertura contou com a presença de uma legião de peregrinos, simbolizando a união e a fé da comunidade.
Dom Edimilson destacou a importância dos santuários na diocese, afirmando: “Dois Santuários reluzem de forma intensa na nossa diocese. Esta é a casa do senhor que Deus realizou em Maria grandes graças”.
A Trezena não é apenas uma expressão cultural, mas também um período de reflexão e aprofundamento da fé. Ela oferece aos participantes a oportunidade de se comprometerem com a prática religiosa e fortalecerem sua espiritualidade individual e coletiva ao longo dos treze dias de celebração.
Confira todas as fotos aqui!